Home\Notícias\Apos Quatros Anos a Prefeitura Municipal de Vale de São Domingos esta 100% Apta a Firmar Convenios e Receber Recursos Federal

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019 - 19:02:30

Após anos com restrições junto ao Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, o CAUC do Governo Federal, a Prefeitura de Vale de São Domingos volta a ficar apta a celebrar convênios com a União. O Prefeito Geraldo Martins da Silva já teve muitos os dispêndios financeiros para parcelar os débitos que chegaram a R$ 2.680.187,30 de dívidas, deixados pela gestão anterior, junto aos seguintes órgãos: PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE VALE DE SÃO DOMINGOS, ENERGISA MATO GROSSO DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A, INSTITUTO NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL, MINISTERIO DO TURISMO e SECRETARIA DO ESTADO DE FAZENDA, onde deste valor já se foram pagos o montante de R$ 560.879,73. Vale de São Domingos saiu da lista de restrições nos últimos dias quando comprovou adimplência financeira.

O CAUC é uma espécie de “SPC” das Prefeituras. A falta de quitação com determinadas obrigações e o não cumprimento com os convênios estabelecidos, fazem com que o município entre na lista de devedores e passe a ter restrições para firmar acordos, convênios e ter acesso a recursos do Governo Federal.

“Isso, além de trazer prejuízos para nossa cidade, impedindo que algumas obras e projetos custeados com recursos do Governo Federal pudessem ser executados em Vale de São Domingos, também tinha um efeito negativo de reputação do nosso município. Está entre as prefeituras que não cumprem seus compromissos financeiros é algo vexatório para nossa cidade. Mas, graças a Deus e ao trabalho de nossa equipe, nossa gestão está conseguindo fazer gestão e pagar as dívidas deixadas equilibrando nossas finanças”, atestou o Prefeito.

Sabemos, que diante dos inúmeros problemas enfrentados pela diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), somados aos constantes aumentos de demandas, não tem sido fácil, administrar uma pequena cidade localizada no interior do estado. Mas, com base em um trabalho sólido e transparente, conseguimos nos manter livres de quaisquer tipos de pendências, afirmou o Prefeito Geraldo Martins da Silva.

Quando assumimos, em 2017, encontramos diversas irregularidades, que foram solucionadas ao longo de nossa gestão, que hoje, se orgulha em afirmar, que estamos habilitados a celebrar convênios e receber emendas. Tudo isso, é fruto do nossa incansável busca por um Vale de São Domingos, cada vez melhor, afirmou a gestor.